A alopécia areata caracteriza-se pela perda de cabelo em mechas, em uma ou várias zonas do couro cabeludo, ou em outras partes do corpo. Com frequência, observam-se cabelos com forma de sinal de exclamação nos bordos da parte calva. Estes cabelos quebrados desprendem-se com muita facilidade.
A alopécia areata tem um desenvolvimento imprevisível. Por vezes, o cabelo volta a crescer num período de semanas, enquanto noutros casos, a doença progride e produz-se uma perda total dos pêlos no couro cabeludo e no corpo.
Por é que acontece a alopécia areata?
A causa deste tipo de alopécia não se conhece com precisão. O tecido que rodeia o folículo piloso inflama-se sem que a seguir apareça uma cicatrização. Supõe-se que a inflamação se deve a uma reacção imunitária em que o folículo piloso é atacado pelos seus próprios anticorpos.
Os factores ou causas que estão associados com o seu desenvolvimento são: o perfil genético, a hipersensibilidade caracterizada por uma tendência familiar, as reacções imunes e auto-imunes específicas de certos órgãos e o stress emocional.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Alopécia Areata
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário